Ganhe dinheiro por ler e-mails!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Poesia em Trova e Verso

não tenho frases...
não me sobram palavras
não há ditongos nem hiatos.

perto de você me torno mudo
só meu coração fala
mas ele não tem voz...

e vc não o ouve
ou o ouve e o ignora
se não ignora a própria alma
se não ignora a si mesma...

Acabei de criar...

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Rodada 13

21/07 - 18h10
América x Atlético
Juventude x Internacional
Vasco x Atlético Mineiro

22/07 - 16h00
Corinthians x Náutico
Cruzeiro x São Paulo
Grêmio x Flamengo
Fluminense x Goiás

22/07 - 18h10
Santos x Figueirense
Paraná x Palmeiras
Sport x Botafogo

América e Atlético fazem um jogo que é uma incógnita. O Atlético goleou na última rodada, mas está muito mal na tabela. Mesmo jogando em casa, o América vem mal das pernas. O resultado mais provável é o empate. No clássico gaúcho, em Caxias, não há favorito. Por isso eu cravo empate. Vasco e Galo farão um jogo de ataques. Acredito que o Galo tenha mais time que o Vasco. Porém, os resultados e o fator "Eurico" pendem a favor dos cariocas. Vitória vascaína.

Corínthians e Náutico é barbada. Timão, de goleada. Cruzeiro e São Paulo é outro jogo fadado ao empate, mesmo o tricolor enfrentando o melhor ataque do Campeonato. O Grêmio deve vencer e afundar o Mengão. Já o Flu, deve conseguir segurar o bom Goiás. Empate!

O Santos, na Vila, vence o Furacão do Estreito. No Paraná, o tricolor empata com o Palmeiras. O Sport em casa contra o líder, sem Dodô... empate!

Até segunda!

E que venham mais ouros! Faltam 5!

"Maracanazozinho"

Existe uma ave na região norte do Brasil chamada de Maracanãguaçu. É um tipo de papagaio típico brasileiro.

Há um rio, canalizado parcialmente na capital do estado do Rio de Janeiro, que cruza Tijucas e São Cristóvão desaguando na Baía de Guanabara. Seu nome vêm do pássaro e é Maracanã.

Dessa combinação, chamamos até hoje o maior estádio do mundo, o Mário Filho. Irmão de Nelson Rodrigues e jornalista apoiador da construção do Maracanã para a Copa do Mundo de 1950, Mário Filho foi homenageado emprestando sua graça ao Maracanã.

Inaugurado em um amistoso entre as seleções paulistas e cariocas no dia 16 de junho de 1950 (vencido por São Paulo por 3x1) o Maracanã se tornou palco de vários dos maiores jogos de futebol do país e registra até hoje o maior público pagante em um jogo de futebol na superfície terrestre: 183.341.

1950. Final da Copa do Mundo. Maracanã. 173.850 pagantes - mais de 200 mil segundo a cultura popular desde a época. Brasil e Uruguai decidem o título da primeira Copa no Brasil. Em casa, a imprensa divulga nos jornais um clima de "já ganhou". Mobilização de um país em torno do esporte. Vitórias contundentes ante Suécia (7x1) e Espanha (6x1) davam todo o favoritismo ao Brasil para a final contra o Uruguai, mesmo porque o Brasil poderia empatar o jogo pois tinha melhor campanha que a seleção uruguaia.

O jogo começa. O Brasil fez 1x0 no início do segundo tempo. Mas a seleção uruguaia empatou e virou faltando 11 minutos para o fim da partida. Jules Rimet, presidente da Fifa, disse a seguine frase: "O silêncio estava absoluto, ás vezes difícil de se acreditar". Ghiggia (que fez o go l da virada) afirmou: "O silêncio era tão grande que se uma mosca estivesse voando por lá, ouviríamos seu zumbido". Assim, tal episódio pitoresto ficou conhecido, principalmente pelos uruguaios, como Maracanazo.

Parêntesis: A partir da derrota de 1950, a seleção mudou o uniforme original de camisas brancas com golas azuis e calções brancos, para a "canarinho" (camisa amarela, golas verdes e calções azuis) usada até hoje!

Voltando ao hoje (mais precisamente ontem) o Maracanãzinho foi palco do jogo final do voleibol feminino nos Jogos Panamericanos, o Rio 2007.

O jogo foi sensacional! Muito técnico, bastante tático e com muita raça. Brasil e Cuba fizeram uma final digna de duas seleções das melhores do mundo. Qualquer que fosse o vencedor, seria merecido. O problema então não foi o "quem", e sim, o "como".

O Brasil venceu o primeiro set fácil, perdeu o segundo, voltou a vencer o terceiro. No quarto set, perdia por 24x22 e Cuba teve o set point por duas vezes. Não venceu, o Brasil empatou com raça nas mãos de Sheilla e Paula Pequeno, capitaneadas por Fofão.

O Brasil virou. Após a virada foram 4 match points para o Brasil, no quarto set, para a conquista do ouro. Não conseguimos. Tie Brake.

No último set, até 15 pontos, vencíamos por 14x12. Dois match points, num tie brake, em casa, valendo o ouro panamericano é barbada! Não foi. Perdemos. Começou o Maracanazozinho. Inacreditável.

O título desse post seria "Pipoca". Afinal, não foi apenas para Cuba que essa mesma geração apronta uma derrota dessa maneira. Nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, aconteceu a mesma coisa: vencíamos a Rússia no quarto set por cinco pontos, 24 x 19. Dá pra acreditar que perdemos? Perdemos. Mas, afinal, se aprende muito nas derrotas... 2006, Campeonato Mundial. Final. Novamente as russas. Tie Brake, 13x11 para o Brasil. Resultado? Rússia vence por 15x13. Segunda "pipocada" dessa mesma seleção que conseguiu o mais difícil e novamente calou o Maracanã. Mesmo que desta vez tenha sido o primo menor, o Maracanãzinho.

Não adianta falar que foi bom, que valeu o esforço, e que a prata é uma grande conquista. Estamos falando de voleibol. O segundo esporte que recebe mais incentivo no país, ficando apenas atrás do futebol. Por isso, o resultado foi sim, e tem sido, desastroso.

Talvez, tenha faltado um Bernardinho fora de campo, uma Ana Mozer dentro ou um Freud pra explicar.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Palpites Brasileirão

18.07.2007 - 19:30
Figueirense x Sport

18.07.2007 - 20:30
Atlético-PR x Juventude
Atlético-MG x América-RN

18.07.2007 - 21:45
Náutico x Cruzeiro
São Paulo x Fluminense
Internacional x Corinthians

19.07.2007 - 20:30
Palmeiras x Santos
Goiás x Grêmio
Flamengo x Paraná

Pela ordem:
O Figueirense deve vencer o Sport de Geninho. Jogando em casa, o time catarinense é favorito, mesmo com o time pernembucano em grande ascenção! Os atléticos, mesmo com campanhas fracas, são favoritos diante de Juventude e América. Jogando em casa, o Galo e o Furacão vencem e respiram.

O Náutico não deve passar pelo Cruzeiro. Acredito em um empate. No duelo de tricolores no Morumby, o vice-líder São Paulo é favorito pelo elenco e por jogar em casa. Mais três pontos para o time paulista. Já o Colorado gaúcho, mesmo com a volta de Pato, tem missão difícil no Gigante da Beira-Rio contra o Corínthians. Empate.

No clássico paulista, uma incógnita! Mas acho que Luxemburgo segura Caio Júnior. Outro empate! Goiás e Grêmio tem tudo para empatar. Mas em casa e pela melhor campanha, o time verde deve levar os três pontos! O eterno freguês do Paraná no Rio de Janeiro venceu duas este ano. De técnico novo, o tricolor paranaense não deve fazer frente ao rubro-negro carioca. Vitória do Flamengo sobre o Paraná e de goleada!

Amanhã temos um feed-back!

Balanço da Entrevista

Depois de ouvir a entrevista coletiva do Presidente da TAM e demais diretores da empresa, chega-se claramente à seguinte conclusão: para a TAM, a culpa é do piloto!

Mesmo não afirmando com essas palavras, o Presidente da TAM, o engenheiro politécnico Marco Antonio Bologna, disse na entrevista que o avião estava em perfeitas condições de vôo e com o peso correto; a pista está também em estado normal para pouso e decolagem, mesmo com chuva; e o aeroporto (os profissionais que nele trabalham) deram instruções corretas sobre a pista e as condições do tempo para a aterrizagem.

Sobrou para o piloto. Sem a possibilidade de falhas mecânicas, a culpa recai sobre quem não pode se defender. É cedo para confirmar culpados, mas é inoportuno deixar a entender que a falha foi humana. Mesmo com a confirmação, do próprio Bologna, de que ambos os pilotos tinham mais de 13 mil horas de vôo.

Até quando e o que mais precisa acontecer para se resolver esta crise aérea que assombra o Brasil?

Ao vivo

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM61910-7823-GLOBONEWS+TV+AO+VIVO,00.html

Link da entrevista coletiva dos Diretores da TAM, realizada ao vivo...

Globo News

Culpado?

Muito se tem falado a respeito do acidente do vôo 3054 da TAM, nesta terça-feira no aeroporto de Congonhas, São Paulo. Muito se especula a respeito e poucas evidências são mostradas. Primeiro porque é realmente difícil apurar o que aconteceu, principalmente numa área onde são necessários dados técnicos concretos para se chegar a uma conclusão. Depois porque a maior parte da imprensa parece se preocupar com o sensacionalismo em detrimento da informação.
Vai aqui um parêntesis: no telejornal da Rede Bandeirantes, a imagem da queda de uma das paredes do depósito de cargas foi repetida à exaustão enquanto se formulavam hipóteses que, a cada vez que eram difundidas, entravam em conflito com hipóteses anteriores. Deixou de ser busca por conclusões para trabalhar com a especulação ao vivo. Além disso, a jornalista que acompanhava o trabalho dos bombeiros no local, chorava a cada anúncio de retirada de um corpo. Humano, mas não-profissional.
Voltando ao caso, o que me pareceu mais ululante aos olhos não foi sequer comentado. O que teria acontecido se o avião, ao invés de ter atingido o galpão da TAM fosse em linha reta, estatelando-se sobre a Av. Washinton Luiz?
Tese: Conclua-se que o piloto foi o culpado pelos erros técnicos na aterrizagem; ou conclua-se que a Infraero, a Administração do Aeroporto ou a "pista" seja a culpada pelo acidente e a consequente derrapagem; ou ainda conclua-se que a falha foi mecânica no avião que deveria ter freado quando na verdade acelerou (segundo informações de testemunhas e imagensdo aeroporto, ainda não divulgadas, mas já comentadas).
Independentemente da culpa, o que se deve ressaltar é a perícia do piloto no momento do acidente. Pelas imagens, pela posição do galpão da TAM em relação à pista, pelo horário e o movimento nas ruas ao redor do aeroporto no instante do acidente, o piloto "escolheu" acertar um galpão de depósito, ao invés de ir em linha reta e explodir a aeronave nas ruas de São Paulo. Se o piloto fosse mais à esquerda, ele atingiria um posto de distribuição de combustível (posto de gasolina); se fosse mais a direita ou em linha reta, "atropelaria" inúmeros veículos e pedestres até que o avião parasse sobre as oito pistas da Av. Washinton Luiz.
Querem afirmar que a derrapagem levou o avião até o galpão da TAM. Mas me parece muito mais claro que o piloto "escolheu" chocar-se contra o galpão da empresa aérea e arriscar a vida dos que ali estavam a serviço, que seguir em disparada ante as ruas congestionadas da capital paulista.
Tem dúvidas? Dê uma olhada em imagens aéreas das proximidades do aeroporto e escolha o local em que você "jogaria" um avião com o menor risco possível... (abaixo, uma do Google Earth).

terça-feira, 17 de julho de 2007

20 medalhas

De ouro, claro!

O primeiro "chute" deste blog.

Já levamos 5 - tae kwon do, natação (2), Ginástica (2).

Acredito como certas as seguintes:

Volei de quadra masculino e feminino;
Volei de praia masculino e feminino;
Futsal;
Futebol feminino;
Futebol Sub-17 masculino;
Basquete feminino;
Jadel Gregório (salto triplo);
Hugo Hoyama (tenis de mesa);
Robert Scheidt (vela);
Pelo menos - sendo pessimista - mais duas na natação (Thiago já levou uma por equipe e outra individual);
E tem a Falavigna (tae kwon do), handebol, pólo aquático, atletismo, judô, ginástica artística e rítmica, tênis e algumas surpresas em outras modalidades não favoritas...

Pode ser que as espectativas não sejam correspondidas, mas o número de 20, pode ser superado até facilmente!

Pouco, para um país tão grande e populoso. Muito, para o quase nada que se investe no esporte brasileiro!

Estréia

É sempre difícil uma estréia.

Primeiro, e neste caso específico, "quando"! Confesso que foi adiado várias vezes o primeiro post. Confesso também que ainda não conheço todas as ferramentas oferecidas pelos blogs, bem como a maneira de utilizá-las. De qualquer maneira - e aí vai a primeira de muitas frases feitas que serão postadas - o "tempo é o senhor da razão". O que se aplica ao fato de eu incorporar os recursos com o passar do tempo, ao invés de decifrá-los todos antes do primeiro post.

Voltando ao "quando", acredito que uma data especial deveria estar diretamente vinculada a esta estréia. Esperei algum tempo por ela mas...

...o dia comemorativo ao nascimento da mulher amada passou;
o dia do resultado do vestibular passou;
a estréia no Pan passou;
e não quiz esperar até o primeiro dia de aula para uma dupla estréia.

Então, no ritmo do "Pan do Brasil (?)", enquanto vamos nos dourando e chegando (primeiro palpite) a 20 medalhas de ouro, vou estrear este blog.

As outras questões básicas, visíveis nos lides da comunicação, "como" e "o quê", só com o tempo eu saberei e poderei ter um balanço de tudo aqui postado. O "onde" é neste provedor de blog mesmo (memorize: http://www.guilhermeoro.blogspot.com/). E resguardo o direito do "quem" a mim mesmo!

Já o "porquê", nem eu sei direito... Mas escrever é legal...

Espero que seja também o ler!

Abraços aos leitores!