Ganhe dinheiro por ler e-mails!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Preparo de pipoca de microondas causaria doença

Saiu no Terra, confira...

Os consumidores americanos de pipocas de microondas podem estar correndo perigo por causa dos gases lançados na queima de aromatizantes durante o preparo, informa a agência AP. Os aromatizantes podem ser os causadores de complicações no pulmão, conforme advertiu em carta enviada a um órgão federal um médico de Denver, que realiza pesquisas na área.

A carta, divulgada nesta terça por um blog que trata de saúde pública, faz referência a uma doença popularmente conhecida como "doença da pipoca" e que foi usada como argumento em centenas de ações legais movidas por trabalhadores de indústrias alimentícias que utilizam determinados produtos químicos como aromatizantes.

O especialista em pneumologia do Centro Médico Nacional de Pesquisa de Denver, Cecile Rose, autor da carta, disse acreditar que tenha em mãos o primeiro caso de um paciente que desenvolveu a doença da pipoca após anos preparando o alimento no microondas de sua casa.

"Não se pode afirmar que a doença de pulmão adquirida deve-se à exposição diária aos gases produzidos pelo aroma de manteiga encontrado na pipoca. De qualquer forma, não temos outra explicação plausível", afirmou.
Em resposta à carta do pneumologista, uma associação de fabricantes alimentícios emitiu um comunicado sugerindo uma possível diminuição da quantidade de diacetil utilizada na produção dos aromatizantes de manteiga. A empresa lembrou que o uso do diacetil foi aprovado pela FDA, a agência reguladora de alimentos e medicamentos.

Uma indústria do setor, a Weaver Popcorn Co., de Indianápolis, disse essa semana que a troca dos ingredientes encontrados na pipoca de microondas deve ser feita pensando no bem-estar do consumidor.

O Congresso Nacional americano também tem debatido a criação de medidas de segurança que possam proteger os trabalhadores de empresas alimentícias que utilizem o diacetil em sua produção.

Nenhum comentário: