Ganhe dinheiro por ler e-mails!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sua casa e a preservação ambiental

A preservação do meio ambiente pode começar na sua residência. Adotar atitudes ecológicas, além de conservar o nosso planeta, permite uma economia no orçamento doméstico mensal.

Marcos Crivelaro, especialista em matemática financeira e consultor em finanças, sugere algumas atitudes para você economizar na sua residência. Veja quais são os vilões da conta de eletricidade:

1 - Chuveiro elétrico - sua potência pode atingir 6.500 watts. Prefira chuveiros com potência inferior a 4.000 watts. Feche o registro enquanto se ensaboa. Sempre que possível utilize o chuveiro com a chave na posição "Verão". Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

2 - Ferro elétrico - acumule a maior quantidade possível de roupas para passar de uma só vez. No caso de ferro automático, use a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe o ferro desligado quando não estiver em uso. Reserve as roupas leves para serem passadas nos últimos dez minutos, com o ferro desligado, pois ele ainda estará quente (exemplos: roupas de nylon e lingeries).

3 - Refrigerador - evite abrir a porta várias vezes e deixe os alimentos quentes esfriarem antes de serem colocados na geladeira. Evite forrar as prateleiras com plásticos, tábuas, vidros ou quaisquer outros materiais para não dificultar a circulação interna do ar frio. Regule a temperatura interna através do termostato. Conserve limpa a parte traseira e não a utilize para secar panos ou roupas.

4 - Lava-louças - máquinas modernas oferecem a opção de usar calor e um ventilador para secar os pratos. O calor é fornecido por uma resistência no fundo do aparelho. Caso não precise da secagem instantânea, desligue essa função.

5 - Microondas - use só em caso de necessidade e com o tempo sugerido para aquecer a comida.

6 - Torneira elétrica - evite ligá-la no verão quando a água é mais quente. Ensaboe todas as louças para depois enxaguar de uma só vez.

7 - Fogão - é necessário menos energia e gás para ligar o fogão uma só vez e cozinhar uma maior quantidade de alimentos do que utilizá-lo várias vezes para cozinhar porções menores.

8 - Lava-roupas - uma carga grande de roupas, ao contrário de várias cargas pequenas, gasta menos eletricidade para acionar o motor da máquina. Utilize a dosagem correta de sabão indicada, evitando repetir operações de enxágüe. Lavadoras de abertura frontal gastam menos água que as de abertura superior.

9 - Aquecedor de água - ajuste a temperatura do aquecedor na faixa dos 55º C, isso gera uma economia de 5%.

10 - Ar condicionado - uma economia de 15% pode ser obtida mantendo portas e janelas fechadas para garantir uma vedação do ambiente, tome cuidado na regulagem da temperatura e realize manutenção periódica dos filtros.

11 – Iluminação - a iluminação deve ser adequada a cada tipo de ambiente. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para os locais que fiquem com as luzes acesas mais de 4 horas/dia, pois são as mais eficientes que existem para iluminação residencial e, além de reduzirem o consumo, duram até dez vezes mais que as lâmpadas incandescentes. Limpe luminárias e arandelas para ter um bom nível de iluminação, os sensores de movimento geram economia de 1 a 3% no seu gasto. Luz solar: as clarabóias costumavam ser o único caminho de entrada da luz solar. Mas, agora, novos produtos no mercado como "tubos de luz" oferecem a um custo mais baixo uma iluminação equivalente ao produzido por uma lâmpada de 100w. Luzes externas de baixa voltagem: o jardim pode ser iluminado à noite com sistemas de baixa voltagem (12 v), o que faz com que a instalação seja segura para crianças ou animais de estimação. Energia solar: luminárias de jardim movidas a energia solar são equipadas com um pequeno painel solar, bateria recarregável e lâmpada. Aquecedor solar caseiro: o consumo de energia elétrica é reduzido em 40% com o uso de aquecedores de baixo custo. Cada metro quadrado de coletor solar permite economizar 55 kg de gás, 66 litros de diesel e 215 kg de lenha. Stand-by: esse é o termo usado para a eletricidade usada em dispositivos mesmo quando estão desligados. Representam 5% do consumo de potência elétrica. Uma boa solução é ligar os aparelhos num filtro de linha que tenha um botão liga-desliga.

12 - Televisão - é um eletrodoméstico muito utilizado (em média 5 horas por dia). Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e programe para desligar quando for dormir.

13 - Em relação à água, o consumo diário por pessoa atinge 70 litros no chuveiro, 8 no lavatório, 18 na cozinha, 8 para lavar louça e 260 em uma banheira grande. Instale torneiras com aerador, pois dá a sensação de maior vazão e, na verdade, faz o contrário. Uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 20 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto ensaboa os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 15 litros de água. Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. Evite banhos demorados. Reduza 1 minuto do seu banho você economiza de 3 a 6 litros de água.

Vale a dica...

Nenhum comentário: