Ganhe dinheiro por ler e-mails!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Amizades ruins, más companhias

Definição: Amizades ou parcerias que afetam negativamente nossas atitudes, atos ou bem-estar físico ou espiritual.

Nós somos influenciados, para melhor ou pior, por aqueles com quem nos associamos.

· Provérbios 13:20
Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.

· 1 Coríntios 15:33
Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.

· Gálatas 5:7-9
[A influência de má companhia pode ser desastrosa.] Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade? 8Esta persuasão não vem dAquele que vos chamou. 9Um pouco de fermento leveda toda a massa.

Devemos nos associar com aqueles que vão nos influenciar positivamente.

· Salmo 119:63
Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos.

· Provérbios 2:20
Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.

· Provérbios 15:31
O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada.

A Palavra de Deus assemelha má amizade a “ciladas”, armadilhas do Diabo.

· Êxodo 23:33
[Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, Deus lhes ordenou especificamente que não se associassem com os ímpios que moravam lá:] Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim, porque se servires aos seus deuses, isso te será um laço. [Cf. Números 33:52.]

· Êxodo 34:12
Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti.

· Deuteronômio 12:30
Guarda-te que te não enlaces após elas, depois que forem destruídas diante de ti. Não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Como serviram estas nações os seus deuses? do mesmo modo também farei eu.

· Salmos 106:34-43
[Segue-se o que aconteceu quando o povo de Deus não se manteve separado de seus vizinhos mundanos, com quem o Senhor os proibiu de viver:] Não destruíram os povos, como o Senhor lhes ordenara, 35mas se misturaram com as nações, e adotaram os seus costumes. 36Serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. 37Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. 39Contaminaram-se com as suas obras; corromperam-se com os seus feitos. 40Pelo que se acendeu a ira do Senhor contra o Seu povo, e abominou a Sua herança. 41Entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam se apoderaram deles. 42Os seus inimigos os oprimiram, humilhando-os debaixo das suas mãos. 43Muitas vezes os livrou, mas eles O provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade.

· Provérbios 22:5
Espinhos e laços há no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele.

Amizades ruins podem fazer com que transijamos nas nossas convicções.

· Provérbios 12:26
O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.

· Provérbios 16:29
O homem violento engoda o seu vizinho, e o conduz por caminho que não é bom.

· Provérbios 19:27
[Se não atentarmos aos conselhos divinos na Palavra e sim aos valores disseminados pelos meios de comunicação, podemos nos desviar do caminho de Deus.] Cessa, filho meu, de dar ouvidos à instrução e te desviarás das palavras do conhecimento.

· Provérbios 22:24,25
Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.

· Eclesiastes 9:18
Mas um só pecador destrói muitos bens.

· 1 Coríntios 5:6
Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?

O Inimigo nos tenta fazendo a maneira do ímpio parecer desejável — mas considere o final dele!

· Provérbios 24:1
Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.

· Salmo 37:1b,2
[Lembre-se, as “coisas boas” de que os ímpios parecem estar desfrutando são apenas temporárias:] Nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade; 2pois cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

· Salmo 73:3,17,18
Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 17Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. 18Certamente, Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição.

· Salmo 141:4
Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas iguarias.

· Provérbios 23:6,7
Não comas o pão daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos, 7pois como imaginou na sua alma, assim é; ele te diz: Come e bebe, mas o seu coração não está contigo.

Precisamos de convicção para nos separar das amizades ímpias e infrutíferas.

· Salmo 1:1
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [Cf. Gênesis 49:6a.]

· Salmo 26:4,5
Não me tenho assentado com homens vãos, nem me associo com os hipócritas. 5Aborreço a congregação de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os ímpios.

· Salmo 84:10
Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.

· Salmo 101:4,7
Longe de mim o coração perverso [teimoso, desobediente]; não conhecerei o mal. … 7O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.

· Salmo 119:115
Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus.

· Salmo 139:19-22
Se tão-somente matasses o ímpio, ó Deus! Apartai-vos de mim, homens de sangue. 20Eles falam contra Ti com intenção maligna; os Teus inimigos tomam o Teu Nome em vão. 21Não odeio eu, Ó Senhor, e abomino aqueles que se levantam contra Ti? 22Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.

· Provérbios 1:10,15
Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. … 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas.

· Provérbios 9:6
Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

· 2 Coríntios 6:14,17
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? …17Pelo que saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.

· Efésios 5:11
E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.

· Apocalipse 18:4
Ouvi outra voz do Céu dizer: Sai dela [da Babilônia], povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas. [Cf. Jeremias 51:6.]

Se continuarmos a manter más amizades, vamos ser punidos com elas.

· Gênesis 13:12,13; 2 Pedro 2:7,8
Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. [Embora Deus tenha livrado Ló de Sodoma, ele sofreu por ter vivido com eles tantos anos.] 2 Pedro 2:7,8 e livrou [Deus] o justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos. 8(pois este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles). (Cf. Gênesis capítulo 19.)

· Números 16:26
[Moisés avisou os seus irmãos para não se associarem com aqueles que semeiam discórdia entre os filhos de Israel:] E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. [O Senhor mais tarde os destruiu; confira versículos 31-35.]

· 2 Crônicas 19:2
Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.

· Esdras 9:14
Voltamos agora a violar os Teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não te indignarias Tu assim contra nós até de todo nos consumires, até não ficar restante, nem sobrevivente?

· Provérbios 21:16
O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará. [Cf. Provérbios 27:8]

· Provérbios 28:19
Mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.

· Efésios 5:6-8
Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Portanto não sejais participantes com eles. 8Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.

· 2 João 1:10,11
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11Quem o saúda participa das suas obras más.
8. Nem sequer deveríamos nos associar com outros cristãos que continuam a ser desobedientes de propósito.

· Romanos 16:17
Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. [Cf. Mateus 18:15-17]

· 1 Coríntios 5:11
Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.

· 2 Tessalonicenses 3:6
Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.

· 2 Tessalonicenses 3:14,15
Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

· 1 Timóteo 6:3-5
Se alguém ensina outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas, de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 5contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro.

· 2 Timóteo 3:5
[Nos Últimos Dias, alguns homens terão] aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes.

· Tito 3:10
Ao homem faccioso [um que semeia discórdia, ou se agarra a falsas crenças], depois da primeira e segunda admoestação, evita-o.

· 2 Pedro 2:18-22
Pois profanaram palavras arrogantes de vaidades, e nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro. 19Prometem-lhes liberdade, sendo eles mesmos escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20Se depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a revolver-se na lama.

Ore pedindo ajuda, sabedoria e discernimento ao Senhor para escapar da cilada das más amizades.

· Gênesis 49:6
[O patriarca, Jacó, até orou para não dar ouvidos ao mau conselho dos seus dois filhos desviados, Simeão e Levi:] No seu conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte, pois no seu furor mataram homens, e, na sua teima jarretaram touros.

· Salmo 56:13
Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida.

· Salmo 141:4
[O rei Davi orou:] Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.

· Salmo 119:51
Os soberbos zombam continuamente de mim, mas não me desvio da tua lei.

· Provérbios 2:11,12
O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.

· Provérbios 9:6
Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

· Provérbios 14:7
Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de conhecimento.

· Mateus 6:13
Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o Reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Blog: Jovensmiva

Nenhum comentário: